Tempestade que se aproxima da região sul do Brasil deve chegar no litoral por volta das 21h de hoje

Aulas estão suspensas em todo o município nos turnos da tarde e noite

Tempestade  que se aproxima da região sul do Brasil deve chegar no litoral por volta das 21h de hoje
Windy: Tempestade deve chegar próximo a costa entre 19h e 22h

O sistema batizado de Yakecan (O som do céu em Tupi Guaraní) é o décimo quinto sistema meteorológico relevante a se formar na costa brasileira a receber um nome.

Na posição 38°S 045°W o fenômeno preocupa meteorologistas brasileiros e de outros centros de monitoramento internacionais pela trajetória anormal, o mais comum é que este sistema avance em sentido ao mar, o que difere este sistema dos outros é que este tende a avançar do mar para o continente.

Grandes  ondas

Ondas de 2,5 a 4,0 metros entre Rio Grande (RS) e Laguna (SC) e de 2,5m a 3,5 metros entre do litoral sul de São Paulo até a região dos Lagos (RJ).

Em Viamão, o pico da tempestade deve se dar entre 19 e 21h, é quando o sistema deve atingir o litoral norte do Rio Grande do Sul trazendo rajadas de vento de 70 a 100 KM/h.

A defesa civil de Viamão colocou um telefone a disposição, 51. 99788-6527 nele é possível obter ajuda em caso de emergência.

A prefeitura de Porto Alegre suspendeu as aulas do turno da tarde e noite no município vizinho.

Atualização 17/05/2022 11h39: Viamão suspende aulas no período da tarde e noite.

Confira na imagem abaixo a posição atual da tempestade:

Ciclone

Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, em inglês), o ciclone é um termo genérico usado para descrever o fenômeno que se forma a partir de um sistema de baixa pressão (quando há muitas nuvens e chuvas), em regiões tropicais e subtropicais, e é marcado por diversas trovoadas.

Tempestade tropical

Quando os ventos se aceleram e circulam acima de 63 km/h, se torna uma tempestade tropical.