UPA Viamão: Sem testes, com demora de até 4 horas e inúmeras desistências.

UPA Viamão: Sem testes, com demora de até 4 horas e inúmeras desistências.

12h30 - Visitamos a UPA Viamão na Sexta-Feira (18), na chegada, o paciente informa na portaria que está com os sintomas e é dirigido a uma segunda portaria onde preenche um termo de que está sentindo algum sintoma. Mesmo que o paciente tenha procurado a unidade por ter tido contato com alguém contaminado, ele é orientado a assinar que apresentou sintomas, segundo o funcionário: "Se não assinar o termo, não consulta com o clínico..."



13h50 - O primeiro paciente informou que aguardava atendimento desde as 10h da manhã e que apresentou alguns sintomas de covid-19.

14h00 - 4 pacientes desistiram da espera.

14h30 - Conversamos com duas pacientes, segundo o relato, uma delas teve os sintomas a mais de 10 dias e não foi testada, apenas orientada a ficar em isolamento e se persistirem os sintomas, procurar novo atendimento.

Deixamos o local 15h00min  O paciente que chegou às 10h ainda não havia sido atendido. todas as pessoas tiveram suas identidades preservadas.

 

6º Lugar em número de mortes.

No Domingo (19), Viamão registrou a (40ª) quadragésima morte por coronavírus, segundo dados do Departamento de Vigilância Sanitária (DVS).

Ainda segundo a DVS, o processo de recuperação das pessoas vítimas do novo Coronavírus tem sido lento e tem deixado inúmeras sequelas.

Ranking de Mortes por município

Viamão ocupa hoje o 6º lugar no ranking dos municípios com maior número de mortes, empatado com a cidade de São Leopoldo no vale dos Sinos.

 

Conforme boletim:

casos descartados 436 
casos confirmados 368 por RT-PCR e 58 por teste rápido     426 
aguardam resultado 92 
recuperados 93 
óbitos 40 
pessoas estão em isolamento domiciliar 215