Saiba quem deverá receber as novas doses da vacina contra o COVID-19 em Viamão

Saiba quem deverá receber as novas doses da vacina contra o COVID-19 em Viamão
Foto: Câmara de Vereadores de Viamão

O presidente da Câmara de Viamão, vereador Luís Armando Azambuja -PSDB, informou na última reunião representativa, quarta-feira (3), da Câmara Municipal – CMV, que Viamão recebeu 5.162 doses das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca para contemplar a primeira dose, contra a Covid-19, e que até o momento, 2.671 dessas doses já foram aplicadas junto aos grupos prioritários. Deste total, 1.931 foram destinados para profissionais da área da saúde, outras 351 para idosos moradores de residências de longa permanência. Também houve a imunização de 151 indígenas e 238 pessoas portadoras de alguma deficiência e que moram em residências inclusivas (dados atualizados na manhã desta segunda-feira (08/02/2021).

Nos próximos dias estão sendo aguardados a disponibilização de mais doses da vacina contra a Covid-19 para Viamão, a expectativa é alcançar nessa etapa inicial, em torno de 12.000 imunizações, com objetivo de iniciar os demais grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde.

O vereador Armando enfatizou ainda, que o prefeito e secretário de saúde, professor Valdir Bonatto, anunciou o calendário com o Plano de Vacinação Viamão contra a COVID-19, que inclui etapas que contemplarão comunidades quilombolas, profissionais da saúde de empresas privadas e profissionais liberais da Saúde, trabalhadores de laboratórios e de funerárias, de farmácias e idosos acamados, pessoas com deficiência acamadas e os idosos a partir de 85 anos de idade.

O prefeito Valdir Bonatto, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou ainda, um serviço de agendamento e para informações exclusivas, sobre a vacinação contra a COVID-19, pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp 3054-7505.

As aplicações da primeira dose da vacina contra a COVID-19 aos grupos prioritários, de acordo com o calendário do plano de vacinação, acontecem no Centro de Especialidades da parada 44, ao lado do prédio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, na parada 44. Serão três equipes vacinando, das 8h às 20h de segunda a sexta-feira. Aos sábados, serão das 8h às 18h.

A Secretaria Municipal da Saúde – SMS, lembra que mesmo com o início do processo de imunização, a pandemia ainda não acabou.

Por isso, recomenda que a população siga os protocolos de saúde, como o uso da máscara facial, utilize álcool em gel e lave as mãos com frequência.

Quilombolas e indígenas:

A população residente nas comunidades dos Quilombos já está recebendo a primeira dose da vacina contra a COVID-19. O serviço está sendo oferecido através de visita das equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde – SMS nas comunidades quilombolas, sem necessidade de deslocamento.

Nas cinco aldeias indígenas de Viamão, foram disponibilizadas 390 doses da CoronaVac, com objetivo de imunização da totalidade dos integrantes das aldeias Arakuã, Cantagalo, Estiva, Itapuã e Takau.

Trabalhadores da Saúde

Os profissionais de saúde das 18 Unidades Básicas de Saúde – UBSs do município, da rede de Urgência e Emergência do Samu/Remoções e do Hospital de Viamão, já receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19.

Os trabalhadores de empresas privadas e profissionais liberais da saúde, trabalhadores em laboratórios, funerárias e de farmácias, estão recebendo a primeira dose da vacina contra a COVID-19.

As aplicações desse grupo prioritário estão ocorrendo no Centro de Especialidades da secretaria de Saúde, na parada 44.

São três equipes vacinando, das 8h às 20h de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o atendimento é das 8h às 18h.

É necessário agendamento prévio para vacinação do grupo dos trabalhadores da saúde, pelo Whatsapp 51 3054-7505, da Secretaria de Saúde.

São exigidos comprovante de residência em Viamão, identidade profissional e carteira de trabalho que comprove vínculo com estabelecimento.

Idosos acamados acima de 60 anos e deficientes acamados e os idosos com 85 anos completos ou mais

Aos idosos e deficientes residentes em Instituições de Longa Permanência e Casas Inclusivas -ILPI,  foram disponibilizadas  631 doses, divididas em 39 instituições.

E na última fase desta etapa, abrange os idosos acamados, pessoas com deficiência acamadas e idosos a partir de 85 anos de idade, que teve início nesta segunda-feira (8).

Oito equipes da Secretaria Municipal de Saúde, divididas em quatro regiões, iniciaram a vacinação nas residências dos idosos desta etapa de prioridade.

Aos idosos dessa etapa, que já são atendidos nas UBS e cadastrados no Viamão Saúde já estão na listagem de atendimentos a serem imunizados contra a COVID-19.

Aqueles que não utilizam serviços de UBS ou não tem o cadastro no Viamão Saúde, podem enviar seus dados (Nome, Data de Nascimento, CPF, Endereço e Telefone) pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp 3054-7505.

Para receber a vacina, esse grupo prioritário deverá estar munido de documento de identidade e cartão nacional do SUS.

Um serviço de agendamento e informações exclusiva, sobre a vacinação contra a COVID-19, foi disponibilizado pela da Secretaria de Saúde, pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp 3054-7505.