ROM personalizada do Android 10 já está disponível para diversos aparelhos; confira a lista!

ROM personalizada do Android 10 já está disponível para diversos aparelhos; confira a lista!

Desde que o Android 10 foi oficialmente lançado, diversos smartphones topo de linha começaram a receber o novo sistema operacional do Google, dando aos usuários dos aparelhos mais recentes a oportunidade de aproveitar ao máximo as opções implementadas nesta versão do SO.

Entretanto, alguns dispositivos mais antigos também estão tendo acesso de forma não-oficial, graças aos competentes desenvolvedores existentes no mundo e que postaram suas ROMs personalizadas no Fórum XDA, dando a oportunidade de usuários mais ousados realizarem a instalação em seus celulares.

Apesar de ser algo bem-vindo, ainda existe uma limitação de disponibilidade, mas diversos smartphones mais antigos pode ter uma sobrevida com esta novidade. Porém, é preciso estar atento ao relatório de usabilidade antes de realizar a instalação, pois cada aparelho se comporta de uma forma distinta quando recebe o Android 10 via ROM personalizada, algo que pode ocasionar bugs e até mesmo limitações por conta de atalhos por gesto adicionados em aparelhos mais modernos.

Nos celulares que já estão recebendo esta nova ROM, as falhas encontradas foram as seguintes:

 

  • Xiaomi Mi Note 3: conexão VoLTE falhando e SELinux permissivo.
  • Redmi 3s: problemas no desbloqueio via leitor de digitais, SELinux permissivo e aumento no consumo de bateria.
  • OnePlus 2: RIL deixa de funcionar se o GPS for desativado e o leitor de digitais não funciona após a reinicialização.
  • Google Nexus 6: SELinux permissivo e aplicativo de câmera apresentando instabilidade.
  • Sony Xperia X: não há bugs reportados.
  • LG V40: WiFi Hotspot não está funcionando e SELinux permissivo.

 

Para realizar o download das ROMs personalizadas, basta acessar o link no rodapé da matéria, onde estão todos os arquivos necessários para fazer o Android 10 funcionar o mais próximo da realidade possível em cada aparelho.