Fórum indígena inicia em Viamão

Fórum indígena inicia em Viamão

Começou neste domingo, na Quinta da Estância, aqui em Viamão, o IX Fórum Estadual da Cidadania dos Povos Indígenas, com a participação das aldeias Kaingang, Guarani e Charrua. O evento é realizado pelo Conselho Estadual dos Povos Indígenas - CEPI, e até terça-feira (22), vai discutir políticas públicas e eleger os novos conselheiros do CEPI.

O CEPI é uma organização de caráter deliberativo, normativo, consultivo e fiscalizador das ações e políticas relacionadas aos povos indígenas do RS e cabe ao conselho, definir, orientar e propor diretrizes para a política indigenista estadual, com o objetivo de incentivar a continuidade cultural das comunidades indígenas, garantindo o direito constitucionalmente assegurado.

Agora à tarde, aconteceu a abertura oficial do fórum, com a presença de autoridades. O secretário da Cidadania e Assistência Social de Viamão, Leandro Aguirre, comemorou a realização do fórum em Viamão. "É importante lembrar que fazia tempo que um evento como esse não acontecia e é a partir do fórum que teremos o futuro das políticas públicas", disse Aguirre.

Nos próximos dois dias de evento, haverá análises, avaliações, elaboração de documentos e formação de comissões, para apresentação de demandas e aprovação dos novos coordenadores e conselheiros do CEPI.