Família viamonense supera câncer e recebe casa com melhores condições

Família viamonense supera câncer e recebe casa com melhores condições

Viamão é terra de gente forte e aguerrida. A história de Rihan Peixoto, de nove anos, e sua irmã Juliana Peixoto, de dez anos, é um exemplo de que esta força vem desde cedo. 

Em 2017, ele foi diagnosticado com leucemia. Entre as idas e vindas da família ao Hospital de Clínicas e ao Instituto do Câncer Infantil, em Porto Alegre, uma descoberta: a sua irmã era compatível para doação de medula óssea. A esperança ganhou fôlego e todos os esforços foram feitos para garantir não só uma cirurgia de sucesso, mas uma recuperação saudável. 

Rihan morava na Augusta com seus pais e os cinco irmãos. As condições da casa estavam precárias, sem saneamento básico ou piso adequado. Na atual situação de saúde dele, com imunidade baixa e suscetível a infecções, retornar ao lar era um risco. 

A partir daí, uma união de forças da Prefeitura de Viamão, do Instituto do Câncer Infantil, da empresa Dry House e diversos parceiros viabilizou a mudança da família para o bairro Fiuza. O terreno, cedido pelo Executivo viamonense, garante a Rihan e sua irmã, uma recuperação estável da cirurgia que aconteceu em março de 2019.

Hoje, quando recebeu as chaves da nova morada, a família falou sobre a emoção da mudança. Desde o transplante, Rihan morava na casa da avó, que tinha condições para ele se recuperar. "Uma casa assim, que ele possa voltar a conviver com os irmãos, com certeza vai melhorar a recuperação dele", afirma a mãe de Rihan, Sônia Mara Marques.

Os irmãos também foram atendidos pela Prefeitura de Viamão. Antes mesmo da mudança oficial, todos já estão com matrículas garantidas em uma escola mais perto de casa. “A Prefeitura vai continuar dando atenção especial à família, providenciando, também, cursos para os jovens”, garante o vice-prefeito, Valdir Jorge Elias.

Encontro

A história de superação dos irmãos foi contada pelo repórter Manoel Soares, no Encontro com Fátima desta quarta-feira, 24 de julho