CTG comemora 40 anos com evento sobre história de Viamão

Atividade contou com uma palestra sobre os principais pontos históricos e turísticos da cidade, além de poesia, música e uma boa prosa com um dos fundadores da entidade

CTG comemora 40 anos com evento sobre história de Viamão

O CTG Setembrina dos Farrapos, considerado um dos mais atuantes em Viamão, comemorou seu aniversário de 40 anos com uma palestra sobre a história do município e uma descontraída conversa com um dos fundadores da entidade. O evento ocorreu na noite desta quarta-feira (4) e contou com a presença de cerca de 50 pessoas.

Na ocasião, o professor Francisco Froes Fagundes Bittencourt, que atua no departamento de Memória do Museu Municipal de Viamão ministrou uma palestra sobre as origens dos principais pontos históricos e culturais do município. Diante deste contexto histórico, Bittencourt traçou um paralelo com a importância dos centros tradicionalistas como ambiente de formação cultural, bem como a relação destas entidades com a história do município. Segundo o professor, “um CTG tem por característica singular, diferentemente de outras instituições, fazer com que as pessoas tenham a noção de respeito à história de sua comunidade. E isto é o que o CTG Setembrina dos Farrapos vem fazendo ao longo de seus 40 anos”, ressalta o professor.

O atual patrão do CTG, Luizmar Machado relata que o centro surge da fusão entre o antigo CTG 23 de Novembro, localizado na Cohab e um grupo de funcionários da CEEE, “dispostos a manter acesa a chama da tradição gaúcha na comunidade”. Entre estes servidores, estava Antônio Rodrigues da Silva, que iniciou as atividades com uma conversa informal, uma ‘charla', sobre a história da criação do CTG, lá pelos idos de 1982.

Natural de Uruguaiana, o fundador conta que sua relação com os outros pioneiros do CTG, em grande parte funcionários da CEEE, foi espontânea devido a afinidade de hábitos já tradicionais da cultura gaúcha, especialmente o churrasco, claro! Silva recorda que o nome da entidade coincide com o primeiro nome de Viamão, Vila Setembrina, dado pelos guerreiros dos farrapos. O fundador também destacou a presença das novas gerações e a importância dos jovens na preservação das tradições gaúchas. “Amanhã vão estar aqui estes meninos… É um legado que fica. E desta forma a gente vai construindo a história do Setembrina dos Farrapos”.

Para a diretora do departamento Cultural da entidade e uma das responsáveis pelo evento, Rubia Gasparini, o trabalho de formação dos integrantes do tradicionalismo gaúcho é fundamental como forma de garantir uma consciência coletiva sobre os valores históricos e culturais do município, o qual está ligado diretamente a alguns dos principais fatos da história do nosso estado.

“Todas as entidades tradicionalistas estão envolvidas dentro de Viamão, nos pontos turísticos e históricos. Nós temos nossas cavalgadas nas trincheiras, na Cruz das Almas, na Igreja e durante o ano há várias atividades que, muitas vezes, quem nos acompanha não conhece a história destes pontos turísticos”, pontua Gasparini, como um dos principais motivos para unir neste evento: a tradição histórica de um dos principais CTG’s da cidade, o Setembrina dos Farrapos e os ‘cantos e encantos’ de Viamão.

A organizadora, que também leva o título de segunda chinoca da Primeira Região Tradicionalista, ressalta que há uma série de atividades programadas até o final ano em comemoração aos 40 anos da entidade. “Este é um momento muito importante para nós da família Setembrina; estamos nos reorganizando com os grupos, com os departamentos, saindo nas cavalgadas, fazendo nossas atividades culturais, participando de rodeios, então é um momento que é uma partida para nós. A partir de hoje até o final do ano, nós vamos ter atividades em comemoração ao aniversário. Então nós vamos ter encontros de prendas, encontros de poesias, vamos ter nossas cavalgadas, um baile comemorativo com apresentação da nossa invernada adulta”, explica a diretora de Cultura do CTG.

O músico Nino Saldanha, vocalista do grupo Guitarra, Alma e Garganta marcou presença e destacou a importância do centro tradicionalista Setembrina dos Farrapos para a comunidade de Viamão. “Este CTG é um palanque da nossa cultura e faz muito bem este resgate de agregar as nossas famílias e manter o papel cultural e social da nossa tradição”, afirma Saldanha.

Também esteve presente o apresentador do Programa Cheiro de Terra, da Rádio Gazeta On, Rafael Della Nina, que também é um dos integrantes do CTG Setembrina dos Farrapos.