Câmara aprova PL para que pessoas com fibromialgia tenham atendimento preferencial na cidade

Foi aprovado, na sessão desta quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Viamão – CMV, o projeto de lei 181/2021, de autoria do vereador Alex Boscaini – PT, que determina o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia em repartições públicas e empresas privadas com atendimento ao público. “O objetivo deste projeto de lei é atender ao […]

Câmara aprova PL para que pessoas com fibromialgia tenham atendimento preferencial na cidade

Foi aprovado, na sessão desta quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Viamão – CMV, o projeto de lei 181/2021, de autoria do vereador Alex Boscaini – PT, que determina o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia em repartições públicas e empresas privadas com atendimento ao público.

“O objetivo deste projeto de lei é atender ao pedido do grupo de pacientes com fibromialgia de nossa cidade, criando, assim, a carteirinha para facilitar a identificação daqueles que possuem a doença, de maneira a qualificar o atendimento”, diz o vereador Alex.

A proposição estabelece que a confecção da carteira de identificação para as pessoas com fibromialgia fica sob a responsabilidade da Secretaria da Saúde de Viamão.

FIBROMIALGIA – De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória.